
O lixo é extraordinário!
O lixo é um dos temas mais debatidos da atualidade, alguns o vêem como um problema, outros uma solução criativa , alguns lhe atribuem a culpa das principais catástrofes ambientas que abalaram o país, e outros encontram nele uma oportunidade de transformação. E não apenas a transformação de um material velho em novo, muma transformação no comportamento e na vida das pessoas que com ele convivem. Esse é o caso de “ Lixo Extraordinário” (Waste Land) o documentário que conquistou Hollywood e concorre ao Oscar como um dos favoritos, na categoria documentário.E pode ser o primeiro filme a trazer o tão sonhado para nosso país, conquista inédita para o Brasil.A documentário é uma co-produção do Brasil e Reino unido. E mostra o trabalho do artista plástico brasileiro Vic Muniz , e sua convivência com os catadores do lixão de Gramacho, em Duque de Caxias – RJ. Durante o longa, compõem suas obras utilizando apenas lixo recolhido pelos catadores, sobrepondo objetos em uma composição, resultando nos mais belos quadros ,e ainda usando como modelos vivos, os próprios catadores.
O filme além do cunho cultural que demonstra um outro lado da arte, mostra um comovente drama sobre a dura vida dos catadores de lixo, nossa relação com o desperdício e como pequenas oportunidades podem transformar a vida de uma comunidade, e as pessoas envolvidas em um projeto. O artista mundialmente conhecido, costuma vender seus quadros, por milhares de dólares em leilões no exterior,uma de suas obras – “Mara Sebastião”, foto do Tião, presidente da associação dos catadores de Jardim Gramacho – rendeu mais de R$100 mil em um leilão em Londres. O valor foi todo revertido para a associação.
Lixo Extraordinário apenas vem demonstrar o quanto, nossa relação com o lixo no nosso dia a dia pode e deve mudar, e que é possível se aproveitar de algo que antes era encarado como um problema, como uma solução para melhorar a condição de vida de pessoas que compartilham de algo em comum, o lixo.
Lixo extraordinário tem a direção de Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim, e está em cartaz nos cinemas brasileiros. Veja o no link abaixo o trailer do filme abaixo e não deixe de conferir este interessante documentário.