Notícias

Newsletter assinado com sucesso.
21 MAI

Vamos Fazer!

Vamos Fazer!

No Brasil, a ação inspirou o projeto Limpa Brasil, que deve limpar as ruas das principais capitais do país a partir de março de 2011.

Vivemos num lindo planeta, mais estamos o detonando todos os dias. Há lixos em todos os lugares, oceanos, mares, ruas, praias, cidades, florestas.

Existe na Europa, uma cidadezinha chamada Estônia. Mais da metade do território é coberto por florestas de conífera, porém a floresta foi decorada, com lixo domestico e de construções. Muita gente acha aceitável essa situação e tem feito isso por anos, mas havia um grupo de pessoas que acreditava que tudo podia mudar. E a partir dessa idéia surgiu VAMOS FAZER. É uma iniciativa começou a partir de uma pessoa, que queria limpar o país em apenas um dia, onde teriam que limpar 10.000 mil toneladas de lixo. Para fazer isso, era necessário envolver no mínimo 40 mil  voluntários. Mas como?

O primeiro passo foi formar uma equipe com os melhores profissionais da Estônia. A iniciativa foi lançada e em poucas semanas juntou 20 voluntários, que cresceu para 650 pessoas.

O segundo passo foi juntar pessoas, organizações, comunidades e obter apoio da idéia e achar parceiros confiáveis. Logo perceberam que precisariam do apoio de toda a sociedade e então eles foram em frente. Conseguiram apoio de ONGs, políticos, especialista em tecnologias, a mídia e até mesmo o Presidente.

O terceiro passo foi localizar, mapear tipo e a quantidade de lixo. No total obtiveram 720 voluntários para o mapeamento.

O Quarto passo foi juntar 40 mil voluntários e mostrar a importância de retirar todo o lixo que estava em todos os cantos do pais, dessa forma fizeram campanhas na televisão, artistas sensibilizando as pessoas e assim por diante.

O quinto passo foi, montar o site e inscrever as pessoas interessadas dividindo-as em equipes. Cada equipe era responsável pelo o lixo de uma determinada região. Duas semanas antes do dia da limpeza tínhamos apenas 10.000 pessoas registradas e naquele dia mais de 50.000 pessoas apareceram para participar.

Isto equivale a 4% de uma população de 1,3 milhões. Seriam 15,3 milhões nos EUA. Ou então 57 milhões na Índia.

Em circunstancias normais o governo teria gastos de 3 anos e 22,5 milhões euros neste processo e foi feito apenas com 0,5 milhões de euros.

Em um dia, no dia 3 de Maio de 2008, todo o território da Estônia estava limpo em apenas 5 horas.

No Brasil, a ação inspirou o projeto Limpa Brasil, que deve limpar as ruas das principais capitais do país a partir de março de 2011.

Mundo Limpo